CONDIÇÕES DE COMPRAS

Os termos de venda: lembrete

As condições de venda correspondem a todas as informações prestadas pelo fornecedor ao cliente antes da venda de um bem ou serviço, e têm a obrigação de comunicar a todos os sites de comércio eletrônico e lojas on-line (pequenas ou grandes). 

Este requisito é coberto pelo artigo L113-3 do Código de consumo, segundo o qual: 

"Qualquer vendedor de produto ou qualquer prestador de serviço deve, por meio de marcação, rotulagem, apresentação ou qualquer outro processo adequado, informar o consumidor sobre os preços, possíveis limitações da responsabilidade contratual e condições especiais de venda, " 
As CGV compreendem, de um lado, dados para identificar o vendedor on-line e, por outro, um conjunto de regras relativas à venda de produtos ou serviços, na ausência de um acordo específico. Elas são, portanto, destinadas a defender os direitos do vendedor e do comprador. 

Se, em geral, as CGV não negociáveis, no caso da venda a pessoas físicas, elas podem constituir uma base para negociação no contexto de uma venda entre fornecedores e compradores profissionais. 

E-comerciantes : Quais são as menções obrigatórias ?

Os vendedores profissionais on-line devem apresentar as seguintes menções obrigatórias: 

Para uma pessoa física


Para uma empresa


Termos gerais de venda propriamente ditos

As menções legais acima deve ser preenchidas e as condições gerais de venda propriamente ditas. 

Dentre elas, é essencial incluir 

As condições de compra on-line (pedido)

Esta parte descreve principalmente:


As condições de pagamento


Frete e prazo de entrega

No artigo L.121-20-3 do Código do Consumidor, o profissional é obrigado a incluir uma menção sobre o prazo de entrega, em suas CGV (ou TOS = Termos Obrigatórios de Serviço). 
"O fornecedor deve indicar, antes da conclusão do contrato, a data limite em que se compromete a entregar o bem ou executar os serviços. Caso contrário, o fornecedor deverá entregar o bem ou executar o serviço na conclusão contrato". 
Indicando o tempo de entrega, é importante expressá-lo em "dias úteis" (todos os dias da semana, exceto domingos e feriados) para evitar qualquer mal-entendido

48 HORAS APÓS APROVAÇÃO DO PEDIDO

Prazo de retratação

De acordo com o artigo L.121-20 do Código do Consumidor, todo consumidor tem um prazo de 7 dias para exercer seu direito de "retratação sem ter que dar razões ou pagar multas, exceto o custo de retorno". 

Desde a Lei Châtel de 2008, o cyber-comerciante está sujeito às mesmas obrigações que o vendedor por correspondência e deve, em particular, "exibir no site da sua loja a existência do direito de retratação e possíveis exclusões" . 

No exercício do direito de retratação pelo cliente, a indicação de um prazo de reembolso nas CGC é recomendada. 

Outros elementos a serem adicionados e conselhos de redação


Outro obrigação: o resumo do pedido

Os artigos 1369-4, e seguintes, do Código Civil, especificam os requisitos relativos à conclusão de contratos de venda em formato eletrônico. 
Este artigo impõe aos sites de comércio eletrônico o fornecimento de "meios técnicos para o usuário, antes da conclusão do contrato, para identificar erros cometidos na entrada de dados e corrigi-los." 
Os clientes devem ser capazes de visualizar o seu pedido, como um resumo: para saber o preço total, incluindo taxas de entrega e modificar o seu carrinho de compra ou seu endereço para envio, a qualquer momento.